Se você precisa de um novo site para sua empresa ou até mesmo construir um Blog pessoal, descubra as vantagens e desvantagens de usar o WordPress.
O tempo passou e você percebeu, que os sites dos seus concorrentes parecem melhores, estão mais bonitos, mais modernos e com funcionalidades novas.
Alguns possuem até coisas que você nem imaginava existir. Enfim, e agora? O que é necessário fazer para conseguir um novo site e não ficar para trás?
O WordPress é uma ótima ferramenta para criar e manter um site, como dito anteriormente, seja para interesses pessoais ou profissionais.
Nele é possível criar lojas virtuais (E-Commerce), portfólios, fóruns de perguntas e respostas, etc. Ele conta com uma infinidade de aparências, temas e funcionalidades. É para todos os gostos!
Antes de aproveitar tudo que o WordPress tem a oferecer, você precisa conhecer melhor a ferramenta e as vantagens e desvantagens.
Vamos abordar os principais fatores e deixar as questões técnicas para um outro momento.
Podemos resumir isso em 7 importantes considerações.
Atenção: Esse artigo não tem como objetivo explicar nenhum procedimento técnico, mas apenas esclarecer para usuários comuns um pouco de como funciona a estrutura de uma site moderno desenvolvido no WordPress. Assim como as vantagens e cuidados a serem observados.
Hoje, desde o site mais simples até o mais moderno e sofisticado, tudo deve ser gerenciado!
Isto é, você precisa de um Painel Administrativo para alterar textos, trocar imagens e até adicionar vídeos interessantes, diretos do Youtube, por exemplo.
Esse painel administrativo é uma “interface gráfica” de uma ferramenta chamada CMS (Content Management System). Popularmente conhecido como Gerenciador de Conteúdo.
O mais famoso e usado deles é a plataforma WordPress, que inicialmente foi concebida para servir de plataforma administrativa para Blogs.
O sucesso foi tanto, que ela evoluiu e hoje é possível praticamente gerenciar qualquer tipo de site a partir do WordPress.
Ele é desenvolvido por empresas e desenvolvedores espalhados pelo mundo, seguindo os termos da GNU General Public License.
Por isso, podemos destacar algumas vantagens, desvantagens e cuidados com esse renomado CMS.
Através dos plugins, o WordPress adquiri quase qualquer funcionalidade Web que possa imaginar.
Desde um simples sistema de “Newsletter”, passando por centenas de tipos de galerias para imagens e vídeos, com os mais diversificados efeitos.
Esses plugins podem até “transformar” seu site numa loja virtual, as criações são quase infinitas.
Você já pode ter um site ou um blog funcionando após realizar a famosa instalação de 5 minutos, usando apenas:
Inclusive, com endereço responsivo. Ou seja, sites, blog e lojas adaptados para dispositivos de diferentes tamanhos e resoluções, como smartphones e tablets.
Na verdade o painel do WordPress, com uma instalação “enxuta”, é bem simples de ser usado.
Qualquer pessoa que faça a administração de uma Fanpage no Facebook tem habilidades e conhecimentos suficientes para criar páginas, fazer posts, colocar imagens e entre outros no seu próprio site ou blog.
Ainda há muitas Agências Web e profissionais que utilizam o WordPress para a construção de sites de seus clientes, e desenvolvam a interface ou “Front-End” personalizada.
No site oficial do WordPress, você encontra milhares de temas responsivos para as mais variadas finalidades. Tais como:
Esses temas podem ser baixados gratuitamente pelo site ou dentro do próprio painel administrativo.
Nem tudo é alegria. Muitos dos plugins desenvolvidos ao redor do mundo não acompanham a versão da plataforma. Há casos também em que a empresa responsável por desenvolve-lo simplesmente para de criar atualizações.
Por isso, um plugin que não possui atualizações contínuas pode se tornar incompatível com seu WordPress.
Isso traz alguns transtornos e inclusive impede que você atualize o CMS (uma das práticas recomendadas para garantir a segurança de seu site ou blog).
Assim como ocorre em diferentes áreas, linguagens de softwares e até sistemas operacionais como Windows, Linux, OS-X.
Os softwares em ambiente Web não estão livres de pessoas má intencionadas que desenvolvem ferramentas com objetivo de roubar dados.
Por trás de uma ferramenta aparentemente boa pode haver códigos maliciosos. Esses códigos coletam informações da máquina de quem acessa o respectivo site.
Com isso, corre o risco de começar um disparo de SPAMs! Mas como? através do domínio vinculado a hospedagem, trazendo transtornos a empresas e usuários.
Para não cair em um problema assim, procure usar apenas plugins de procedência e que possuam suporte de seus respectivos desenvolvedores. Seja eles pagos ou gratuitos.
Qualquer usuário pode ser vítima desses plugins “mal intencionados”, pois nem sempre os malefícios que eles causam são notados.
Procure manter o WordPress e seus plugins atualizados!
Essa é a melhor forma de garantir a segurança, compatibilidade e o bom funcionamento do sistema como um todo.
Além disso, em caso de uso mais técnico da ferramenta (como customizar temas ou plugins), procure manter a estrutura original do CMS.
Isso também facilita o uso “natural” do painel administrativo após as customizações e inclusive manutenções mais técnicas.
Pela simplicidade do projeto ou até pela sua urgência de prazo, o WordPress é e continuará sendo amplamente usado na comunidade de desenvolvedores em geral.
Sua interface é agradável, intuitiva e sempre recebe atualizações. Por isso, é a solução mais indicada na construção de Blogs e Sites Institucionais.
Inclusive, o nosso site, Fábrica de Soluções Web é desenvolvido em WordPress.
Se restou alguma dúvida, entre em contato! Vamos encontrar uma solução vantajosa para você ou seu negócio.
Um grande abraço e até a próxima!
Equipe Fábrica de Soluções Web.
Copyright © 2022. Designed by WordPressRiver
Leave a Comment